segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Ser mulher e ser mãe solteira"



Hoje a meu post é algo que tem vindo a crescer dentro de mim e que precisa sair.
Este post talvez seja mais dirigido a mães que por ordem do acaso e da vida se viram sozinhas com os seus filhos e como eu sendo mulher tenho lidado com o facto de ser abandonada pela pessoa que eu pensava ser para sempre a minha companheira... mesmo que o "para sempre" fosse um divórcio que decidido por mim, ou seja, que fosse eu a pôr um fim ao relacionamento, mas neste caso teria sido eu a pôr um fim porque eu assim o quisera.

Passaram-se quase 10 anos desde que o pai dos meus filhos decidiu voltar ao seu país, deixando-nos com promessas que passados 2 meses se tornaram os nossos pesadelos para os anos que se seguiram e dos quais só conseguimos acordar deles quando eu decidi sair de Portugal e começar tudo de novo. Apesar de tudo tenho feito o impossível para que os Brownies não se sintam de alguma forma "castrados" pela a ausência da figura paternal.
Nunca me substituí ao pai como muitos dizem que nós "mães solteiras" somos pais e mães. E por várias vezes tentei que ele não perdesse o contacto com os filhos... até que os próprios filhos decidiram que o contacto com o pai não fazia qualquer diferença na vida deles e os próprios disseram-lhe que ele era livre de nunca mais contactar... e não é que o bosta aceitou!

Não não somos pai e mães!! 
Somos mães tentando minimizar a mossa da falta do pai. Não quero nem nunca quis assumir os dois papéis e aconselho-vos mães que não o façam porque retiram mais uma das responsabilidades do pai.
E tomei essa decisão quando no segundo ano de abandono decidi que o dia do Pai não existiria nem seria celebrado na nossa casa. E deixei de participar nesse dia nas actividades do Jardim de Infância, e desde aí esse dia foi passado sem lágrimas no meu rosto por me culpar de uma ausência que não era a minha culpa.
Esta decisão devia ser tomada por muitas e muitos mais quando uma das partes se recusa a fazer parte dessa família. Poupa-vos sofrimento desnecessário.

Mas, e a mossa deixada em mim como mulher? Sim como mulher. Não sou só mãe. Sou uma pessoa, uma mulher e mãe.
Pois, vou-vos falar como mulher, a maior mossa deixada foi o fim da minha auto-confiança e auto-estima até hoje, como mulher que podia um dia ser amada ou amar, lidar com a rejeição ou simplesmente como voltar a confiar de que aquela pessoa realmente quer um verdadeiro relacionamento e que nada se repetirá.
 
Posso dizer-vos que no início o que me fazia "fugir" dos homens, primeiro era o facto de que seria aquela pessoa certa para lidar e conviver com os meus Brownies? Os filhos acima de tudo! Segundo como eu me veria de novo numa relação íntima com alguém que aparentemente eu desconhecia, sendo que eu receava até um toque, um beijo quanto mais tudo o resto que daí podia advir... o meu síndrome do sofrimento por antecipação sempre em alta.

Passados quase 10 anos há coisas que mudaram e coisas que continuam iguais. Há algum tempo que não fujo do contacto físico, arrisco-me em Dates online (dava outro post 🙈🙊)... porque as pessoas se escondem atrás de um ecrã e os Smartphones não nos deixam olhar á volta... começo fervorosamente a odiar a tecnologia, mas mal dos meus pecados... uso-a.😔 
Mostro-me confiante e decidida... uso o facto da minha exótica cor de pele ser factor de interesse nos homens do norte da Europa.. até... até que esse factor se vira como meu próprio inimigo e me apercebo como preconceituoso pode ser tanto de um lado como do outro. Deixo de ser mulher, pessoa com sentimentos e carências e passo a ser quase como um brinquedo que a criança logo se farta quando tem outros para brincar.

E inicia-se um acordar de consciência, de que já não estou no poder mas que me submeti aos desejos e expectativas de outros.
Até que aparece alguém que te acorda para a realidade só porque age de maneira diferente e talvez por própria insegurança de sentimentos ou talvez até mesmo porque o próprio nem sabe que raio fazer. Sim tenho/temos de equacionar também as inseguranças do outro lado.

A falsa auto-confiança e auto-estima desmorona-se por completo e inicia-se o sofrimento. 
A mulher gosta de ter tudo bem definido, não pode haver dúvidas porque se as houver a mulher vai transformá-las em monstros e agir de forma estúpida em que pode deitar tudo a perder.
Engraçado, tenho completa consciência de tudo isto, sou de explosões e depois delas levo o tempo a sair das ruínas, tenho de saber em que caminho eu caminho, porque quero ter o poder de controlar (síndrome do controle) uma saída de emergência sem ir parar aos "cuidados intensivos" e sei que estou a agir erradamente mas tudo é mais forte que o próprio reconhecimento de que se está errado.
E assim se fica, "dentro da Ambulância quando o hospital mais próximo fica a milhares de Quilómetros e o médico te diz para te manteres acordada porque se fechares os olhos entras em coma... de novo."

Em conclusão, mães sozinhas não se sintam sozinhas, nem falhadas como mulheres, vocês valem tudo. A minha mãe dizia que todo o tacho tem a sua tampa mesmo que ela ande por outros armários.
Sejam confiantes e tirem tempo que dão exclusivamente aos vossos filhos e deem-se tempo para se mimarem e não se sintam culpadas por o fazerem. Confiem em vocês, sejam calmas, aprendam a aguardar e se forem explosivas como eu... antes de explodirem pensem, repensem, desliguem-se dos media (FB, Instagram, Whatsapp... "whatever") vão dormir ou pelo menos tentar. Encham-se de chocolate, ou gelado... não toquem no vinho ou qualquer bebida alcoólica!

O facto das vossas relações anteriores terem acabado com a vossa auto estima e auto confiança, não existe qualquer razão para continuar debaixo das ruínas, toca a sair delas. Saíam dos vossos ecrãs e Smartphones e mostrem-se, todos merecemos ser felizes. E por favor eliminem as expectativas da vossa vida da mesma forma que eu eliminei o Dia do Pai, elas só alimentam os nossos monstros.

Aah... e se pensam que eu consegui atingir esse estado de graça, esqueçam! Também estou a "trabalhar" nisso tudo, mas já consegui começar a tirar tempo para mim sem me sentir culpada.😉  logo acho que vou no bom caminho pelo menos tento. E quanto ao resto? Tudo a seu tempo que Roma não se fez num dia.


Com muito amizade, 

Carla 




sábado, 15 de julho de 2017

A ouvir música alemã



Nunca pensei que um dia iria ouvir música em alemão e gostar. É verdade gosto.
Engraçado antes já gostava de Gentleman (reggae) mas as músicas mais conhecidas dele são em Inglês ele canta maioritariamente em Inglês muitas pessoas nem sabem que ele é alemão.
Mas de há uns tempos para cá tenho vindo a descobrir músicos alemães e graças ao Spotify oiço os álbuns e gosto muito, mas desta vez 100% alemão.
Os Brownies desde que cá chegaram que cantam em alemão, começaram por algumas músicas Schlager (pimba alemão) e depois para rappers e pop/rock. 
Durante o Campeonato europeu de Futebol em 2014 na Alemanha foi a loucura, "made in Germany" music atingiu o seu auge nas nossas vidas e eu aprendi com eles. 
Devo dizer que as vozes masculinas são as que mais me atraem e que mais oiço, até acho que a única voz feminina que oiço é a da vocalista dos Silbermond. As vozes masculinas soam-me mais intimistas e ás vezes tenho a sensação que estão a cantar para mim porque me identifico com tantas das letras.
O melhor de tudo é que é uma forma muito mais porreira de aprender a língua.
Vou deixar-vos aqui uma pequena lista de alguns músicos que ando a ouvir:


  • Max Giesinger
  • Wincent Weiss
  • Adel Tawil
  • Andreas Bourani
  • Mark Forster
  • Tim Bendzko
no Spotify: spotify:user:215tbjpqarfa3intjk7l5erei:playlist:6BNMVRhCPB1L72k9AXBT6c


Viel Spass ;)


Endlich Sommerferien für die Kinder!

(Finalmente férias de Verão para os miúdos!)




Acabou o acordar ás 6.00 da manhã, correr para fazer o peq. almoço e os almoços do Brownie, pausa para o stress das reuniões e actividades e...e...e... tudo tudo que eu sozinha tenho de fazer sem poder partilhar com alguém o peso desta mochila!
Mas no momento a felicidade apesar de ainda não ser total reina por aqui. Os miúdos já contavam os dias para que este dia chegasse rápido e já chegou. Chegou com... posso dizer boas notas da Brownie que apesar de cá só estar há 4 anos conseguiu tirar muito boas notas e deixar-me cheia de orgulho.
O Brownie também não foi mal mas podia ter sido melhor se tivessem pedido mais dele, mas okay no próximo ano lectivo será melhor concerteza.
Apesar de eles já estarem de férias eu ainda tenho duas semanas de exames, e ando a tentar não pensar muito nas nossas férias em Portugal ver a família e os amigos depois de um ano. Porque senão me controlar não dou conta de estudar e também ser bem sucedida como os meus Brownies.
Quando me debato com o stress dos exames ou de algo que não me corre de feição começo a pensar em voltar e chego até a procurar por ofertas de trabalho, mas depois vejo que nada mudou e volto atrás nos meus pensamentos. Mas é dificil acreditem que é. Principalmente para mim que preciso de gente á minha volta e saber que vou á rua e encontro sempre uma cara familiar. Aqui também já acontece, mal de mim se depois de quase 5 anos não encontrasse caras conhecidas. Mas sinto que não encaixo nesta cidade, não me identifico nem um pouco e o meu objectivo maior é acabar o curso e sair desta cidade e os meus Brownies também sentem o mesmo. Como eu costumo dizer: "Sou muito grande para esta cidade."
Mas voltando atrás, hoje a desabafar com os meus filhos enquanto esperávamos que o semáforo ficasse verde para passarmos a passadeira eu disse-lhes que ás vezes a minha vontade é deixar de estudar e procurar trabalho para poder ganhar dinheiro... engraçado tanto um como o outro disseram:" que trabalho? Queres um bom trabalho ou um mau trabalho?" e o outro voltou-se e disse (acho que foi ela):" Agora começaste vais ter de acabar!"
Não fui capaz de dizer mais nada. Ouvi e engoli e tive de lhes dar a razão! Os filhos a meterem juízo na cabeça da mãe. Adoro-os, estes Brownies são chocolate do mais puro!

quarta-feira, 31 de maio de 2017

O Ramadão aos meus olhos


Atenção este post pode ofender alguns, mas pensem que partilho convosco as minhas coisas e os pensamentos que me vão por esta cabeça, não quero ofender nem ser dona da verdade sou só eu a escrever o que me vai na alma e a minha experiência. Futebol, Religião e Politica não deveria ser separador de amizades. 
Muitos de vocês ouviram falar do Ramadão talvez da mesma forma que eu, pelos noticiários sem sequer alguma vez terem conhecido alguém que fosse muçulmano e o fizesse.
Aliás Ai Jesus para a palavra muçulmano! Significado de terrorista para muitos de vós. O Terrorismo é a justificação para gente doida escondida atrás de uma religião que não existe. A religião que diz para matares o próximo e o teu semelhante é uma doença  e os doidos teem um tratamento diferente das pessoas honestas, saudáveis e abertas ao Mundo e completamente respeitosas ao seu deus ou profeta.

Aliás a Igreja Católica pouco tem de que se orgulhar a não ser o Papa Francisco que é um fixolas que vê que a Igreja como instituição está a ficar obsoleta e que tenta dar a sua contribuição para a sua modernização e trabalhando na Inclusão em vez da Exclusão que outros tantos profetam.

Pois abram as vossas mentes para a minha experiência. Tal como vos contei no último post tenho conhecido pessoas de todas as partes e continentes deste planeta e claro muçulmanos também de quem sou amiga e eles sabem que sim. Pouco me importa a religião que profetam isso não afecta a forma como nos lidamos... ou talvez não.
Então o que e o Ramadão? 

https://www.google.de/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwimpvaPmpjUAhWGaRQKHRJDBs8QFgg9MAI&url=https%3A%2F%2Fwww.portasabertas.org.br%2Framada%2Foqueeramada%2F&usg=AFQjCNFWdqNkldZPXxGPQbk99C-IGTzGBg&sig2=hosrVk_TEhYb3zVj_ZGhww

Este é o link que vos explica um pouco se forem curiosos como eu.

O Ramadão como eu o vejo, respeito pela a Instituiçao que se acredita e seus valores, respeitando nas suas regras ao efectuar o Jejum como prova disso. Muitos acham que os Muçulmanos levam estes 30 dias sem comer, nãããããããooooooo!!
Eles podem comer depois do sol se pôr até ao sol nascer, mas porque eu estou a falar disto? Porque vejo nos meus colegas que vão hoje no quarto dia Ramadão com cara de cansados, irrequietos para para poderem estar sentados numa sala de aula durante duas horas, que teem o estômago a fazer ruídos a aula inteira ao teu lado e tu sabes porquê, noutras alturas (eu) faria piada da situação mas nesta altura respeito e respeito muito, não dizem palavras ofensivas e eu como respeito também não o faço, evito tirar a minha marmita ou comer junto deles, mas faço aquilo que sei e vou descobrindo porque respeito o meu proximo da mesma forma que eles me respeitam por ser a mais velha por exemplo.

 Porque estes miúdos estão longe dos seus lares estão a passar por esta altura sozinhos com uma maior disciplina do que se estivessem em suas casas. É admirável. 
Os miúdos católicos não o fariam se assim fosse requisitado.
Comparo com o Catolicismo porque é a que melhor conheço.

Agora imaginem nesta altura na Alemanha o dia tem 19 horas de luz do sol nas restantes horas eles teem de preparar a refeição do dia, alimentar-se e fazer as rezas e não podem dormir até o dia começar a nascer. Ao fim de 30 dias imaginem só o que esta disciplina vos faria? eu não sei mas digo-vos que fiquei curiosa de experimentar.

Hoje fui desafiada por um colega a fazê-lo certa altura da vida, na brincadeira disse pois é eu deveria fazê-lo porque preciso perder peso... ambos rimos, mas o desfio ficou aqui atrás da nuca a matutar, depois encontrei este video do Vin Diesel com um amigo que é muçulmano e ele também pensa como eu. É de respeitar esta cultura e entrega á sua religião sem fanatismos, com consciência saudável que é assim que as suas vidas podem ser melhores.


Mas o que me emocionou foi aquela tal mãe da sala da minha Brownie que tem cancro, tê-la encontrado esta manhã ao ir para a Uni e ver que ela apesar de doente está a fazer, dando o exemplo aos filhotes e acompanhando a sua família nesta "tarefa" se assim posso chamar, ela como enferma não é "obrigada" a fazê-lo mas fá-lo, e se não está a fazer o jejum, tudo o resto está a fazê-lo de certeza. 

Estou a aprender muito e a respeitar estas pessoas de uma maneira que não sabia, da mesma forma as Testemunhas de Jeová que em Portugal nos batem á porta e que aqui na Alemanha de vez em quando se acercam de mim para me oferecer o livrinho, estão a fazer a sua parte, a contribuir para a sua religião e crescimento pessoal de forma a ficarem de bem com o que acreditam.

Não se assustem aqueles que me conhecem que eu não me converto a nenhuma religião. a minha é tão saudável, ajuda ao proximo; não faças ao outro aquilo que não gostavas que te fizessem, ama o proximo; não mintas; não mates; mas a mais importante sê fiel a ti mesmo e sê honesto contigo e com os outros. Sê feliz e faz outros felizes.

Sejam felizes meus amigos, não estereotipem, abram os vossos corações e não sejam cegos.

Ramadan Mubarak para todos. 

terça-feira, 30 de maio de 2017

Adoptada


Incrível o que a vida nos põe no caminho.
Não sonhei em ficar sozinha com 2 crianças de 3 anos e 17 meses e meio devido a um divorcio.
Nunca me passaria pela cabeça um dia emigrar para a Alemanha.
Não me passou pela cabeça vir morar para uma cidade a qual não gostei assim que entrei nela.

Decidi ficar, aprendi a língua em ano e meio e depois de 2 anos e meio a trabalhar na "ignorância" dos meus direitos de trabalhadora e sempre com um sentimento de super gratidão que foi usado em proveito deles, decidi que a minha vida tinha de continuar em frente e não estagnar numa cozinha de 12 metros quadrados com 3 pessoas lá dentro, impossibilitada de estar com os meus filhos e correndo o risco de ter dois delinquentes em casa.

Disse basta dei o grito de Ipiranga e tentei a minha sorte como estudante aos 41 anos, acabar o que deixei por acabar há quase 20 anos... quase.

Lutei, bati com a porta na cara, endividei-me por um curso em Engenharia Industrial que me tem tirado o couro, mas agora que estou no segundo semestre a mês e meio de acabar posso fazer um pouco de analise e chego talvez agora á conclusão, ainda precoce (pois faltam os próximos exames) de que não tem corrido bem, faltam-me muitos créditos mas todas as disciplinas práticas concluidas falta passar os exames.

Mas lá tenho dado a volta e neste momento sou trabalhadora estudante, aliás trabalhadora também só o sou até amanhã ( isto de ir dormir ás 8 da noite e acordar ás 3.45 da matina não faz parte do meu sistema, sou madrugadora mas não assim tanto, gosto de acordar cedo, mas estes 3 meses desestabilizaram por completo a minha vida de estudante, se dormi 2 noites bem foi uma sorte porque a maior parte levo a noite a acordar com receio de adormecer e não acordar para ir trabalhar), não pensem que não preciso de dinheiro pelo contrario... servia para pagar o nosso seguro de saúde obrigatório por estes lados, agora tem de vir de outros biscates e de apertar mais o cinto.

"AAAhhh mas tens ajuda do Estado!", não não tenho!

" Na Alemanha eles dão ajuda para tudo !"
Tenho menos regalias do que se fosse desempregada, sendo estudante não tenho regalias nenhumas, mas se fosse para ficar em casa sem emprego até os cortinados eles ajudavam a pagar.

Não interessa! Está resolvido este assunto... mas porque eu resolvi. Até fui pedir conselhos de alguém que trabalha no assunto e a sra. deu-me os parabéns porque as minhas resolucões para solucionar a minha situação e poder estudar a tempo inteiro eram as acertadas e iriam resultar, ela não podia fazer nada por mim porque eu já tinha feito o trabalho dele sozinha.

Entretanto, já na Uni dou comigo no meio de "putos" de 17, 18, 19 aninhos alguns fresquinhos fresquinhos, que me aceitam sem saber a minha idade e que quando me conheceram melhor adoptaram-me como a "Mamma" e eles são os meus "Kids" ás vezes dão-me mais trabalho e dores de cabeça do que os meus Brownies mas devo dizer que se os meus Brownies um dia forem como eles eu posso dizer que fiz um bom trabalho a educá-los porque os meus "kids" são um espectáculo.

Há uns meses decidimos festejar algo e seria a última oportunidade antes dos exames, eu bebi um pouco mas ao final da noite alguém decidiu pedir uma Tequilla Bum Bum, aquilo caíu-me mal, mas tão mal que acabei a sujar e a limpar a casa de banho do bar onde estávamos, entupi os canos com uma Pizza picadinha... Hhahahahahah é nojento eu sei.
A Mary só dizia para eu não limpar e para tentar sair dali para deixar de me comportar como mãe que limpa tudo, eu não conseguia, ao fim de algum tempo lá conseguimos sair do WC a dona do bar veio atrás de nós a pedir 10€ para pagar aquela sujeira, o Somer deu-lhe 5€ era o que tinha e lá vieram todos (deviam ser uns 8-9), trouxeram-me a casa e eu joguei-me na cama, a Mary entrou em todas as divisões a ver se encontrava um alguidar para o caso de eu precisar, acordaram os Brownies, mas estes pensaram que era um sonho deixaram-se ficar Hahahaha.
 O Timotio adorou a gata foi para lhe dar festinhas levou uma dentada. Deixaram-me, isto devia ser umas 23 horas e continuaram a festa noutro lugar até ás tantas. Ás 6 da manhã eu estava fresca que nem uma alface e eles acabados, eu fui ás aulas e eles também mas com umas caras Hahahahahah

Até hoje há brincadeiras á volta da Tequila, mas todos me respeitaram e não contaram a ninguém o que se passou quem sabe soube pela minha boca... Impecável, mas adoraram o facto de eu me ter juntado a eles sem preconceitos.

E tem sido assim a nossa relação, criei um grupo de Whatsapp para o nosso curso e o nosso ano com o objectivo de nos inter-ajudarmos e passarmos informações tem resultado muito bem e tem feito deles um curso mais unido.

No inicio do ano lectivo dei guarida a um norte americano e um Caribenho durante 2 semanas, estiveram aqui connosco, são os meus segundos filhos, é só ligar que eles veem ter comigo e preocupam-se. O Americano infelizmente não aguentou a pressão da mudança, ficou doente com o "virus do beijo" e apesar de ter namorada alemã, voltou para os EUA e infelizmente eu penso que não voltará. Cheguei a conhecer os seus Pais que o vieram buscar, super simpáticos.

Ajudei outros a encontrar casa, a conseguirem se movimentar na Alemanha nos primeiros tempos. E não conto isto para me gabar, mas sim para mostrar que apesar de termos pouco podemos sempre ajudar. Sempre ouvi dizer que faz mais quem quer do quem pode. E a forma de agradecer á vida por me ter posto boas pessoas no meu caminho que me ajudaram é ajudando os outros sem pedir nada em troca.

Mas a minha vida Universitária não se limita ao pessoal do meu curso, tenho conhecido pessoas de todo o lado do Mundo de todas as religiões e culturas e de todas as faculdades, é uma experiência fora do normal que nunca pensei.

Os Brasucas, os Latinos, os Africanos, os Asiáticos, os Americanos, os árabes e até aqueles que dizem que nem sabem de onde são originalmente pois já rodaram continentes e não se conseguem identificar com nenhum deles... são os filhos do Mundo.
O pessoal da Coreia, Japão, China é que não se misturam muito ou quase nada não consegui ainda entender.

Posso dizer que tenho conhecido muita gente e sou grata por isso e que neste momento me sinto a pessoa sociável que era há uns anos atrás e que deixei de ser quando parti nesta aventura de emigrante.
É verdade que não tenho mais 18 aninhos, os meus ossos bem me avisam, mas a minha idade mental não acompanha as mazelas do corpo e isso é tão bom, mas os neurónios que estão ligados á parte do estudo é que teem feito muitas horas extraordinárias a tentar acompanhar os de 18 anos saídinhos do Gimnasium com todos os conhecimentos frescos e a borbulhar. Mas hão-de lá chegar não é Tico e Teco?

Bis bald

domingo, 8 de janeiro de 2017

Mãe, Estudante, Amiga... Continuar na luta

Preparados Tuguinhas!!
Pois aqui vai.
Devia estar a estudar dentro de 2 semanas inicia-se a época de exames e apesar de serem ´´só´´ 4, atenção ás aspas okay são todos dificeis como o cacete! E eu estou cagadinha de medo mas como bao Tuga estou a adiar para o último momento... e depois tudo corre como deve de ser... assim espero.
Mas, já ando há algum tempo para vos escrever e contar esta minha aventura de cota como estudante universitária.
nunca pensei devo dizer-vos que É DIFÍCIL... MESMO!!!
VIVA O SELF-STUDY! Se não estudas e esperas apanhar tudo no ar nas aulas... ESQUECE!!
Bom, agora que estou em coma continuo a correr na direcção da luz a ver se me safo. Mas decidi em 3 anos e meio fazer isto e vou fazer nem que no fim vá parar á Ala psiquiatrica do hospital. LOLOLOLOL
Ás vezes é mesmo complicado manter a motivação, mas depois penso se tenho outra solução. E chego á resposta de que não há solução a não ser continuar e chegar ao final. Levanto o queixo e lá vou eu enfrentar o toiro pelos cornos!
E aí entram os meu «Kids« são os meus colegas, não posso vos contar muito mais do que já postei há umas semanas aqui, são Top 5 estrelas de miúdos!! E já temos histórias para contar, desde jogar «PingPong Bier« sem Bier, limpar WC´s, ter a dona de um bar atrás de nós a cobrar dinheiro para desentupir o lavatório que ficou bloqueado porque alguem que devia ter juizo chamou o «Greg« depois de uma tequilla marada... ups!!
Criei um grupo de Whatasapp para os do primeiro ano, ideia de outra colega mas que eu pus em acção. Damos as boas vindas aos novos colegas, trocamos piadas e informações importantes e damos os parabéns uns aos outros quando alguém sabe que existe um aniversário.
Aconteceu por exemplo um colega precisar de um nativo alemão para um acto burocrático ele colocou no grupo quem podia fazer-lhe companhia e ajudar a traduzir e logo dois se ofereceram, assunto resolvido. Fixe não é? «Parenting goals« dizem eles quando eu respondo: »Proud of my Kids!«
Bom outras histórias :P
Por exemplo, o professor de Estática que ameaça todos os anos expulsar alunos que fazem batota nos quizzes online, este ano não foi excepção, nem me preocupei de  há uns tempos para cá que me deixei de preocupar com eles... só me traziam mais stress e no final por causa disso acabava por tirar má nota e como é só para ganhar pontos extras fiz a minha escolha... no Stress!
De vez em quando ele tem a mania que de forjar quedas nas escadas do auditorio na ultima aula ele voltou a fazer e eu soltei a minha gargalhada de sarcasmo... imaginei logo o exame adiado por uma perna partida. e não é que ele disse logo isso e olhou para mim... hahahahaha temos o mesmo sentido sarcástico de humor.:P
Alguém que diz que na era dos Romanos quando havia as lutas entre os leões e gladiadores é que era bom só pode pertencer ao meu team. Até os emails dele me fazem rir porque apesar de ele estar a falar a sério denoto o sarcasmo e desato a rir sozinha para o ecrã do PC. lololololol
Depois há aqueles que são tão aborrecidos que eu luto para não adormecer na aula, há aqueles que já me fizeram quase chorar... e não foi de rir. Há aqueles que levam 4 horas a beber  bebidas cheias de açucar quando deviam era  beber água porque a sua condição fisica diz que é a opção errada, há aqueles que são génios e falam da sua materia como perfeitos cientistas e tu ficas embevecida pela demonstração de sabedoria e conhecimento cientifico mas passado uma hora...ou até menos já não te lembras de nada. do que ouviste ou o teu cérebro entrou em curto circuito e fez disparar o quadro.
Há de tudo!
Entretanto perguntam-se como estão os Brownies a sobreviver a isto. Têem outro remedio? NÃO!!
Continuam a fazer a minha vida dificil, eu preciso de estudar e lá veem eles para o meu quarto fazer-me companhia... não chegava a gata agora também estes dois.
O Brownie está na puberdade e parece que vai ser uma tarefa dificil porque até agora no inicio já andamos ás turras e para que não pense que vai melhorar segue-se a Brownie com as suas coisas. Leva o tempo todo a dançar para trás e para a frente, voltou a desistir do Judo para desgosto meu e agora o desporto dela é me atazanar a vida e ver vídeos no youtube que por acaso teem ajudado a melhorar o seu inglês!
Okay okay estou a ser dura... mas tem de  ser porque senão não há resultados, e os resultados na escola apesar de tudo têem sido bons.
A Brownie vai pela primeira vez separar-se do irmão e vai para uma escola diferente e de um nível mais exigente que a do Brownie, mas o Brownie tem a obrigação de trabalhar mais para se destacar porque ele é inteligente e a opção de ter ido para aquela escola foi de ter mais liberdade de se expressar e mais facilmente se integrar devido á dislexia, mas parece que se integrou bem demais porque conhece quase todos os rapazes da escola por causa do futebol e por isso é popular e essa popularidade já lhe trouxe dissabores... comigo.
Bom por enquanto é como vai esta minha vida de mãe e estudante universitária num país que nem sequer é o meu.
Era bom que a minha vida se resumisse á Uni e aos Brownies! NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO
Existe toda uma série de coisas extras e relacionadas com tudo isto, e que todas as semanas que me levam á loucura!! Este país é uma loucura em burocracia.
Já me fizeram ir ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras comprovar de que posso viver na Alemanha por ser estrangeira... o quê? Sim! Lá foi eu como boa menina e sempre a seguir as regras, esperei duas horas na sala de espera e estive lá dentro 2 minutos. Que raio fazia uma cidadã europeia a pedir autorização de permanência?? Responderam-me eles e eu lá expliquei. Incrível!!
E já agora, enviaram-me uma box nova, mas o cabo que eu tinha não dava na entrada da Box. Perguntei aqui ali por um adaptador, venderam-me um cabo novo, quiseram-me cobrar 90Euros para um técnico vir cá ver o que se passava. Aí passei-me da cabeça e fui a uma loja de TV´s como o Sr. Fernando na Rua D. Carlos I, passa a publicidade e a sra. num minuto e em toda a sua simpatia encaixou-me o adaptador no cabo que veio com a Box, encaixei no cabo existente e conectei na Box e... Já está!!
Quanto custou?... Um Euro!! Um euro!!! Devolvi o outro cabo, recebi o dinheiro de volta e toda contente que tinha poupado dinheiro, ligam-me a dizer que o arranjo da bike do Brownie custava 40€ e era preço de amigo!! Hhahahahaha SHIT!!
E é assim um bocadinho do que se tem passado nestes ultimos meses por aqui. Não prometo que vou postar mais frequentemente porque realmente não sei mas vou tentar não ficar tanto tempo sem postar ;)
E agora vou fazer o jantar e preparar as coisas para a semana que todos voltamos á escola.
Obrigada por este bocadinho.


sábado, 21 de maio de 2016

A culpa é do Camarinha! 😎



 Portugal, país conhecido por ser acolhedor e de gente simpática que fala todas as línguas e todos os que o visitam não falam um puto de português.
E vai uma Tuga sai do país com o Inglês na ponta da língua  ( pensa ela), entra no espaço aéreo da Holanda e decide por imposição do território aprender holandês, passado 5 meses decide que afinal anda a sobrevoar o espaço aéreo errado e aterra na Alemanha e decide aprender o alemão entretanto o inglês serve de língua de ligação quando não é possível expressar-se naquela língua toda enrolada.

Depois de 3 anos a tentar dominar a língua com a batata quente na boca (sempre pensei que era uma batata cozida afinal é frita 😜) e a começar a pensar em alemão em vez de português.
Vêem e dizem-me:"Ah pois, terá de fazer um exame para avaliar o seu grau de inglês."
Pffff... einfach (fácil pensei eu!!)
Pois... o exame é Académico o que exige conhecimento de vocabulário formal e claro académico. Fácil o cacete!!!

O meu inglês académico acabou em 1995 quando acabei o liceu, depois disso vieram os "Fuckes", as "Shites", as minhas "Bitches" e o "put tha cream" 😂😂😂😂 hahaha
desde que o Camarinha é patrocinado eu aprendi muito mais nos cursos de inglês do Cambridge 😜.
Ah, e os Criminal Minds, os Prison Break, CsI, NCIS e por aí nem imaginam o que tenho aprendido em termos de crime... e as Amy's, os Maroon as Rihannas e companhias limitadas em que as suas letras são todas para menores de 40 lolololol.

Esta semana foi para estudar, li umas 100 provas escritas, vi e ouvi as provas orais de pessoas da Índia, Bangladesh, França, Israel, Síria, tudo gente que fala inglês com sotaque. Quando gravei o meu teste oral então não dei por mim a falar com o sotaque deles.! É que nem era sotaque alemão! Meu Deus decidi só ler as provas 😜😜

Sendo assim, vamos lá a mais um desafio. Começo a achar que a Vida devia ser um desporto Olimpico, tal é o número de "combates".

Lá  fui eu esta manhã depois de uma noite... má dormida por causa do nervoso e da gata andar a noite toda de volta a querer brincar. Eram 7:20h a caminho de Düsseldorf para fazer o tal exame marcado para as 10h. 

Como é tradicional em mim... primeiro sitio aonde tinha urgentemente de me dirigir depois de passar umas 10 pessoas e ter cumprimentado com um Olá meio alemão meio British... ou seria americano? Não interessa... não ouvi resposta e dirigi-me para os WC's meti na cabeça desde ontem que até nas necessidades teria de ser em inglês 😂😂😂😂😂
Sou a segunda da fila e já éramos 3 e lá dentro duas chinesas ou japonesas, sei lá! Vá de conversa na língua delas, "Cheng Cheng tchui tchim Ta ta" e nós vá de aflição.
A rapariga que estava à minha frente começa a tentar abrir a porta dos cagadouros do estilo: " What the fuck bitches? There's people here waiting for you to make shit! Hurry that asses!"
😂😂😂😂😂😂😂Lá se calaram e num minuto bazaram, só vos digo ficaram com uma cara de sushi mal amanhado quando viram que já éramos 4 à espera.

Como o meu nome de família começa com um A fui logo a primeira a ser chamada, depois de 20 tentativas de me tirar uma foto lá conseguiram fazer uma das coisas que eu menos gosto... Ninguém me tira selfies!!! Eu faço isso!! 

 Não sei qtos éramos mas ainda éramos bastantes só vos digo que a cena das fotos demorou mais de 30m e a pontualidade britânica foi posta em causa cerca de 20 minutos.
E enquanto esperava pelo início da prova, vá de olhar pela janela e a ver pessoal vestido de Feiticeiras da Lua e Ninjas e Animes da Manga e sei lá mais o quê. Parece que na Estação havia um mobbing Manga, como o exame era lá perto passavam muitas daquelas criaturas por ali, quando fui para a Estação senti que o meu "dress code" estava errado 😜

Parece que hoje a estação de Düsseldorf estava em alta, também lá estava um grupo de jovens vestidos de preto a manifestarem-se contra a Turquia e o tratamento que estão a dar aos refugiados, e também contra a extrema-direita e racistas.

E pronto, às 16h estava de volta ao lar doce lar com uma fome!! Capaz de comer uma árvore.

Enquanto eu estive fora, a Brownie levantou-se tomou o pequeno almoço e lá foi ter a casa da amiga. O Brownie ajudou-a a pentear-se e decidiu ficar por casa a jogar Playstation. Já estão grandinhos e independentes. Portaram-se bem e eu tinha menos essa preocupação na cabeça. 
Agora é aproveitar o resto do fim de semana, com sorte parece que o sol veio para ficar.
😘😘